looping: bahia overdub
looping: bahia overdub
Salvador, 2015
cenografia, identidade visual
Criação de arte gráfica, catálogo-objeto e cenografia para espetáculo de dança concebido por Rita Aquino, Felipe Assis e Leonardo França.
Looping: Bahia Overdub é um espetáculo de dança criado a partir da performatividade e da estética das festas de rua. Criado em 2015 por Felipe Assis, Leonardo França e Rita Aquino, circula até hoje por cidades do Brasil e do mundo.
O desenho criado pela tantocria para a mesa e as caixas de som do espetáculo cruza a referência dos tradicionais bancos de festa de largo da Bahia e os atuais paredões de som que explodem em decibéis nas ruas de todo o país.
A mesa de som em compensado naval funciona como base de operação para o som, em que se manipulam as pickups e de onde saem os fios que se conectam às caixas. Sua grelha vertical pintada em laranja e branco protege alguns equipamentos da aparelhagem, ao mesmo tempo que permite a passagem dos fios e reforça o conceito gráfico adotado na identidade visual. Foi projetada de maneira a se dobrar completamente, podendo ser transportada de forma compacta, facilitando a circulação do espetáculo. Já a solução para o desenho das caixas de som partiu da observação dos movimentos realizados pelos performers nos ensaios. Os recortes na caixa retangular criam diferentes possibilidades de manuseio e também de composição com as formas e com a luz.
O projeto gráfico teve como principais pontos de partida as ideias de vibração e reverberação sonora, a arte cinética e os movimentos de repetição, acumulação, fusão e supressão presentes na performatividade do espetáculo. O encarte que desenvolvemos incorpora estes elementos e é pensado como um objeto editorial sem diferenciação entre capa e miolo, dentro e fora. A sua leitura se dá em um movimento contínuo de repetição, num looping que a cada volta se transforma a partir da sua apropriação pelo leitor.