top of page

a lei do riso

a lei do riso

Salvador, 2017

cenografia, direção de arte

Criação de conceito visual, desdobrado através de definições de paleta cromática, desenho de cenários e produção de espaços e objetos para uma série televisiva de comédia em 13 episódios, exibida no SBT e Amazon Prime.

A lei do Riso: Crimes Bizarros é uma série de TV que realiza reconstituições cômicas de crimes reais que deram errado e, de tão bizarros, viralizaram na internet e mais parecem ficção. As histórias se passam quase totalmente em um estúdio de TV, lançando mão da metalinguagem como ferramenta narrativa: as principais personagens são uma equipe de filmagem, no processo de gravação de uma série. 


O projeto de Direção de Arte, em parceria com Carol Tanajura, foi desenvolvido assim com objetivo principal de sublinhar visualmente as cenas de "ficção dentro da ficção", diferenciando-as claramente do universo "atrás das luzes". Nesse terreno de ficção ao quadrado, lançamos mão da síntese formal e cromática, trabalhando com poucos objetos para definir cada espaço, todos pintados de branco, sem texturas e com suas formas e contornos sobre o fundo infinito cinza. O figurino, todo em tons de preto, vermelho e branco, foi criado por Luís Santana também a partir desta diretriz. 


A agilidade na mudança dos cerca de 40 cenários era fundamental, por isso criamos um sistema de quatro painéis de trama metálica suspensos que, além de conferirem unidade entre os cenários, funcionavam como suporte e remetiam à ideia de grade/prisão. 


--


Diretor Criativo e Produtor Executivo: Amadeu Alban
Direção: Jorge Alencar
Codireção: Neto Machado
Direção de Fotografia: Matheus Rocha

Roteiro: Gildon Oliveira, Jorge Alencar, Neto Machado
Direção de Arte e Cenografia: Carol Tanajura, Daniel Sabóia, Fábio Steque e Patricia Almeida
Produção de Arte: amanda lima
Contrarregragem: daiane oliveira

criações relacionadas

bottom of page