vermelho melodrama
vermelho melodrama
Salvador, 2019
identidade visual, direção de arte, cenografia, fotografia
Criação de conceito visual e seus desdobramentos em arte gráfica e cenografia, para a peça Vermelho Melodrama, de Jorge Alencar.
Vermelho Melodrama conta a história de uma carta interceptada, mas também de muitas outras cartas, histórias, dramas, emoções. Uma novela mexicana inspirada por um crime-meme, temperada por palavras de Georges Didi-Huberman, Michel Temer e o Irmão do Jorel, entre outras baguncinhas.
Fruto de um intenso e amoroso processo colaboração com toda a equipe do espetáculo Vermelho Melodrama, a Direção de Arte desenvolvida por nós busca elaborar esteticamente a sua dramaturgia. Brincando com as camadas metalinguísticas da ficção, a cenografia de Vermelho Melodrama é proposta como meta-espaço: teatro dentro do teatro e, dentro dele, um palco, onde a trama transborda em vermelho sobre fundo branco, desenhando complexas tramas afetivas amplificadas por microfones.
A arte gráfica de Vermelho Melodrama é composta a partir de um ensaio fotográfico dirigido por Patricia Almeida, a partir do conceito visual criado pela tantocria para o espetáculo.
A peça foi a grande vencedora da 27a edição do Prêmio Braskem de teatro, ganhando nas categorias Especial (Luís Santana) e Melhor Espetáculo Adulto.
--
Direção e texto adaptado: Jorge Alencar
Baseado em um texto de: Gildon Oliveira
Figurino e adereços: Rainha Loulou (Luís Santana)
Luz: Larissa Lacerda
Trilha Sonora: Luciano Salvador Bahia
Musica original: Leo Fressato
Elenco: Eduardo Gomes, Fabio Osório, Lia Lordelo e Vera Pessoa