top of page

chama

chama

Salvador, 2019

direção de arte, cenografia

Direção de arte e cenografia para espetáculo do Ballet do Teatro Castro Alves, criado e dirigido por Jorge Alencar e Neto Machado.

“CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” é uma obra criada pelos coreógrafos Jorge Alencar e Neto Machado para o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), que toma como disparador artístico o incêndio do Museu Nacional, ocorrido em setembro de 2018 no Rio de Janeiro, para pensar questões sobre memória, construção e reconstrução, bem como modos de permanência e resistência. Sem divisão entre palco e plateia, artistas e público compartilham um espaço coletivo e dinâmico, na qual os dançarinos são como um corpo de bombeiros cujos corpos também estão queimando. 


A direção de arte criada pela tantocria explorou as relações dramáticas e sensoriais de elementos reflexivos imersos no espaço escuro e despido da Sala do Coro do Teatro Castro Alves. Sacos plásticos prateados se transmutam sensorialmente e evocam diferentes percepções, a partir das coreografias e do seu contato com a luz. Manipulados pelos bailarinos, reluzem e crepitam como o fogo, colorem-se de acordo com a iluminação de cada cena, refletindo e desenhando labaredas no espaço.


Ao meio do espetáculo, um enorme duto térmico aluminizado se acopla a uma cabeça em chapa galvanizada que cospe fumaça, apagando os corpos em chamas dos bailarinos. O objeto de cena, criado de maneira a camuflar a máquina de fumaça e seu cabo de eletricidade, utiliza materiais e texturas que reforçam o conceito geral da direção de arte e corroboram com a ambiência distópica do espetáculo.


--


Direção, Concepção e Criação: Jorge Alencar e Neto Machado
Criação e Performance: Ajax Vianna, Alice Becker, Dina Tourinho, Fátima Berenguer, Felipe Silva, Konstanze Mello, Lila Martins, Lílian Pereira, Luíza Meirelles, Marcela Brasil, Mônica Nascimento, Solange Lucatelli, Taís Alves, Regivaldo Gomes (Tutto Gomes) + Adriana Bamberg, Agnaldo Fonseca, Ângela Bandeira, Luís Molina, Maria Ângela Tochilovsky, Marcos Napoleão
Direção de Arte: tantocria (Daniel Saboia, Fábio Steque e Patrícia Almeida)
Figurino: Luiz Santana
Iluminação: Irma Vidal
Produção BTCA: Antrifo Sanches e Magali Amâncio

criações relacionadas

bottom of page