top of page

standard time

standard time

Salvador, 2016

cenografia

Projeto para estrutura em andaime e coordenação de performance. Adaptação da obra original do artista alemão Mark Formanek para apresentação no IC Encontro de Artes, na Praça Castro Alves, em Salvador.

Entre estruturas de ferro, suportes, madeiras, escadas e ferramentas, um grupo de operários divididos em turnos constrói em tempo real um relógio “digital”, marcando o tempo, minuto a minuto. 


Com concepção original do artista alemão Mark Formanek, Standard Time é uma performance que envolve 1.440 trocas num período ininterrupto de 24 horas. Sua ideia é que os espectadores vejam não apenas as horas, mas pessoas construindo o tempo. 


O relógio foi montado como parte da programação da décima edição do IC Encontro de Artes, que este ano ocupou a Praça Castro Alves, o Cine Glauber Rocha, o Teatro Gregório de Mattos e o Espaço Cultural da Barroquinha durante 24 horas.  Obra símbolo do evento, Standard Time abriu a programação e marcou toda a sua duração. 


A convite do IC, a TANTO realizou desde o projeto da estrutura e sua locação na praça até a coordenação dos ensaios e da realização da performance, executada por 30 bailarinos. 


ideia original: mark formanek

projeto do relógio e coordenação da performance: tantocria

performers: anderson santana, artur moura, clara boa sorte, danilo queiroz, deco sodré, edwin carvalho, elaine bela vista. eron pimenta, everton bispo, flávia rodrigues, francisco fraser, fred lopes, gil neto, heloísa maria, igor amorim, inah irenam, kadu fragoso, lucas lago, luiza tavares, lukas de jesus, marthinha böker, matheus ambrozii, morgana pinho, nanda rachel, naty matos, paulo copioba, ramon moura, reilane da silva miranda, ruan wills e sebastião abreu

produção: dimenti - ellen mello (coord.), fábio osório monteiro, marina martinelli e catriel chamusca

fotos: patricia almeida e leonardo pastor

criações relacionadas

bottom of page