top of page

strip tempo

strip tempo

Salvador, 2018

identidade visual, cenografia, fotografia, direção de arte

Criação de conceito visual para espetáculo de dança dirigido por Jorge Alencar, desenvolvido através de ensaio fotográfico, projeto de cenografia e identidade gráfica para peças de divulgação.

O espetáculo, apresentado em dois volumes, reúne 10 solos de performers baianos que, sob a direção de Jorge Alencar, despem-se para revelar não apenas corpos, mas também o resumo estético e erótico das suas trajetórias. 


O ensaio fotográfico realizado com direção de Patricia Almeida a partir do conceito visual desenvolvido pela tantocria foi o ponto de partida para toda a concepção visual, gráfica e cenográfica do projeto. Buscamos valorizar os corpos em toda a sua diversidade, plasticidade e insinuação de movimento, compondo a partir das tensões entre os corpos e os limites dos enquadramentos. A iluminação colorida sobre fundo preto procura também insinuar a ambiência neon das casas noturnas de striptease que inspiram conceitualmente o projeto. 


A arte gráfica se organiza em torno das fotografias, reforçando-as como elemento central da composição gráfica. Uma solução simples e discreta, que divide o cartaz verticalmente e estrutura toda a diagramação. As faixas (strips) enfileiradas remetem visualmente à ideia de linha do tempo, elemento fundamental no projeto. Com essa premissa, desenvolvemos cartazes, banners, programa, imãs de geladeira e embalagem de pirulitos, que foram entregues ao público na entrada do espetáculo, estimulando na platéia a sensualidade que transbordava do palco.

O projeto cenográfico, por sua vez, colore o ambiente em azul e vermelho, através de dois triângulos luminosos suspensos no teto. A estrutura em alumínio que dá suporte à fita LED Neon foi pensada de forma modular, para que pudesse ser facilmente desmontada e recolhida num pequeno volume, respeitando as medidas máximas de embarque e facilitando assim a viagem do cenário. No piso, fitas adesivas brancas marcam o espaço cênico, remetendo à identidade visual e à ideia de tempo, de strip e de dance floor. O cenário precisava criar uma unidade espacial que desse suporte a toda heterogeneidade de performances e objetos cênicos apresentados no palco. Para isso criamos dois planos a partir de elementos lineares, um no teto outro no piso. Os triângulos luminosos trazem a ambiência neon das casas noturnas e as cores da identidade visual, colorindo os corpos e os objetos, enquanto as faixas no piso definem o dancefloor e também reforçam a conexão gráfica entre cenário e identidade visual. 


--


Direção: Jorge Alencar

Diretor assistente: Neto Machado

Criação e performance: Douglas Gibran, Fábio Osório Monteiro, Isaura Tupiniquim, Jaqueline Elesbão, João Rafael Neto, Jorge Oliveira, Leonardo França, Lia Lordelo, Neto Machado e Rainha Loulou

Concepção de Luz e edição de trilha sonora  (light design and soundtrack): Moisés Victório 

related creations

bottom of page