paixão e outras drogas
paixão e outras drogas
Salvador, 2020
identidade visual, direção de arte, fotografia
Criação de conceito visual, realizado por meio de ensaio fotográfico em estúdio e criação de identidade gráfica para o segundo álbum solo de Ricardo Caian.
mirar-se nos espelhos de um caleidoscópio
perder-se num labirinto de reflexos e reflexões
caminhar sobre cacos, entre vícios e paixões
nos limites do corpo, transcender no gozo
atravessar a própria imagem refletida, borrada
até que se torne nitidamente turva
curar, na travessia, as feridas da caminhada
ver-se através, avesso do avesso
para encontrar, em si, o êxtase
Paixão e Outras Drogas é o nome do segundo álbum solo de Ricardo Caian. O enredo auto-reflexivo sobre os descaminhos de uma história de amor, entre vícios e paixões, foi traduzido em imagem por nós através de um ensaio fotográfico, que povoou todas as peças gráficas criadas, como encarte, disco, posters e um conjunto de brindes criados para a campanha de divulgação do álbum.
O ensaio fotográfico foi concebido a partir de um processo de investigação e tradução visual da história contada ao longo do disco, guiando nossas buscas por texturas, luz, enquadramentos e expressões. Para criar o labirinto de espelhos e distorções que imaginamos, trabalhamos com chapas de poliestireno adesivadas com película reflexiva, de forma a criar reflexos distorcidos, "derretidos". Exploramos diferentes interações, enquadramentos e expressões que nos ajudassem a traduzir em imagem o limiar entre êxtase, dor e paixão que percebemos nas letras.