no meu corpo o canto
no meu corpo o canto
Salvador, 2020
design editorial, pesquisa
Criação de livro-objeto em parceria com o poeta Alex Simões, no âmbito da Incubadora de Publicações Gráficas, da Galeria RV.
No meu corpo o canto reúne poemas visuais feitos com palavras colhidas nas ruas de Salvador pelo poeta Alex Simões, que desde 2018 se apropria do caráter gráfico e textual de letreiros urbanos captados com a câmera do celular para compor a série de fotomontagens do trabalho #experimentoscomletrasurbanas, publicando-as nas redes sociais. A colaboração entre o poeta e os arquitetos-urbanistas e artistas gráficos da tantocria motivou um olhar coletivo sobre as errâncias do poeta na cidade e o tipo de experiência urbana praticada, como caminho para remontar outra cidade, ou outra experiência, igualmente errante e poética, através da fruição do livro-objeto. Sobrepondo camadas cartográficas, poéticas e tipográficas, a publicação convida o leitor a se perder em um labirinto dobrável de haikais envolvido por uma cartografia poética que que reflete sobre o diálogo entre os autores, a poesia, a performance, a arquitetura, o urbanismo e outras linguagens.
--
13x13 cm - 32 páginas. Capa em serigrafia 2x1 cores sobre papel filtro 80g/m3 e miolo em serigrafia fluorescente 3x3 cores sobre papel Sundance Ultra White Felt 176 g/m3.
Concepção: Alex Simões, Daniel Sabóia, Fabio Steque e Patricia Almeida
Impressão: Flavio Oliveiras (Ateliê de Ofícios)
Acabamento: Adnajara Novaes
Um projeto desenvolvido no âmbito da Incubadora de Publicações Gráficas, da Galeria RV Cultura e Arte.