livro de fogo
livro de fogo
Salvador, 2021
design editorial, pesquisa
Concepção, ilustração e projeto gráfico-editorial de livro-objeto, a partir da obra de Fábio Osório Monteiro, para a editora Conexões Criativas.
Como um jogo, ou oráculo, o livro se abre em tabuleiro e convida a botar a imaginação e a memória pra dançarem. Como numa roda de conversa em torno do fogo, chama histórias lembradas, sonhadas ou inventadas. Mais do que contar uma história, cria um espaço para encontrá-las e trocá-las.
Para criar o Livro de Fogo, bebemos do universo poético de Bola de Fogo, espetáculo de dança de Fábio Osório, que parte da origem do nome do acarajé pra contar histórias que o conectam a sua própria história e ancestralidade. Nosso livro, assim, não deveria trazer histórias fixas, escritas, mas provocar que novas fossem contadas, lembradas e inventadas, como acontece na tradição dos povos de matriz africana, onde a história é preservada através da oralidade. A busca por elementos gráficos, cromáticos e por uma experiência que repercutisse esse universo e essa matriz foi parte do rico processo de criação compartilhado entre nós e Osório, Neto Machado e Marina Martinelli, com colaboração artística de Leonardo França.
Cada detalhe do Livro de Fogo foi pensado como uma experiência: Do primeiro contato com o livro embrulhado, ao fio que amarra suas camadas sendo destecido, revelando aos poucos os elementos que o constituem como jogo ou oráculo. Um tecido que se abre sobre a mesa, onde duas cobras se (des)enrolam em espiral, criando o espaço onde serão semeadas e descobertas novas histórias.
--
Livro de Fogo faz parte da coleção Coreografias de Papel, da Editora Conexões Criativas
Concepção: Fábio Osório Monteiro, Marina Martinelli, Neto Machado, Patricia Almeida, Daniel Sabóia e Fabio Steque
Acabamento: Adnajara Novaes
Impressão serigráfica: Addamo (Original Ateliê)