top of page

aviv

aviv

Salvador, 2021

identidade visual, arquitetura

Projeto de Arquitetura para loja e criação de identidade gráfica com desenvolvimento de logotipo, motion design e peças diversas de papelaria e divulgação para uma marca de arranjos de flores secas, velas artesanais, sabonetes, cerâmicas e outras delicadezas.

Para criar a identidade visual da Aviv, mergulhamos num emaranhado de memórias familiares que remetiam às águas, areias e ruas de Amaralina, em Salvador,  e de Tel Aviv, em Israel. Cores e texturas que guardam memórias de uma forte conexão entre duas cidades e, mais do que isso, entre duas irmãs e sua infância, sua ancestralidade e sua saudade.  


A identidade visual da AVIV é composta por um conjunto de cores, texturas e elementos gráficos que reforçam a proposta da marca e dialogam com a materialidade dos seus produtos. Estes elementos visuais podem ser associados de diferentes maneiras, permitindo a criação de padronagens, selos e a aplicação de diferentes versões da logo em peças como embalagens, etiquetas e aplicações em produtos ou materiais de divulgação.


O desenho do logotipo busca afirmar a força do nome, partindo para uma solução tipográfica. Exploramos a escrita do nome em busca de relações gráficas entre as letras que remetessem aos produtos vendidos e também permitissem múltiplas possibilidades de associação, dando origem a padronagens e às suas versões contraída, vertical e horizontal. Os tipos também buscam espelhar, em seu desenho, a elegância e delicadeza que caracterizam a marca, refletindo a postura das suas criadoras, Gabriela e Lara Perl.


A integração entre os pensamentos gráfico e arquitetônico foi um fator determinante pro convite feito por Gabriela e Lara à tantocria. Em parceria com os arquitetos Nina Barreto e André Souza, pensamos o espaço como um dos desdobramentos da identidade da marca, reforçando-a em cada escolha de material, textura, cores e desenho de mobiliário. Por se tratar de uma primeira loja e de um negócio em fase inicial, priorizamos a flexibilidade nas soluções, permitindo assim mudanças ao longo do tempo de experimentação e amadurecimento. Um móvel embutido ao fundo da sala cria uma "janela", que desvela uma textura em cor mais escura e expande o espaço, emoldurando também as belas flores secas que são o principal produto da marca. 


O desenho do mobiliário explora as possibilidades expressivas do corte 45 graus em chapa de compensado. No balcão, peças cortadas e dispostas lado a lado com angulos invertidos dão efeito plissado à frente do móvel; já a estante tem montantes distribuídos em uma malha modular pela parede e os suportes que se encaixam em sistema de “mão amiga”, normalmente utilizado na marcenaria como fixação oculta. Diferentes configurações e mesmo expansões são permitidas, fazendo da parede - e do espaço - um elemento vivo, que se transforma junto com a marca, a cada novo produto e coleção.

related creations

bottom of page