astroneto
astroneto
Salvador, 2018
design editorial, pesquisa
Concepção gráfico-editorial e ilustrações para livro infanto-juvenil, desenvolvido em parceria com Jorge Alencar e Neto Machado.
“Astroneto: dança no espaço” é um livro-objeto-dança, ou uma coreografia de papel. Conta a história de um astronauta que, perdido no espaço, descobre que sua nave é movida a dança e convida o leitor a se aventurar com ele numa jornada através de muitos planetas em busca do coração do buraco negro, conhecido astrofisicamente como “singularidade”. Uma caixa preta que, ao se desdobrar, revela 6 planetas-dobra e um diário de bordo para guiar a viagem.
Os planetas visitados em Astroneto tem características muito singulares e cada uma remete a um tipo de movimento: em um, fica-se grande depois pequeno, em outro, o movimento se alterna entre a rapidez e a lentidão, e assim por diante. Para ilustrar planetas descritos de forma tão abstrata, nos debruçamos sobre fenômenos astrofísicos e fizemos os movimentos acontecerem através das dobras do papel. Através da estética do bitmap, demos vida através de pixels a nebulosas, buracos negros e cometas que, impressos em serigrafia com tinta fotoluminescente, brilham no escuro do espaço dos quartos por onde podem ser espalhados, criando o cenário pra uma leitura que se aventura através da dança.
--
Astroneto: dança no espaço é o primeiro livro da coleção Coreografias de Papel
Editora Conexões Criativas
Um livro de: Jorge Alencar, Neto Machado e tantocria
Impressão serigráfica fotoluminescente: Flavio Oliveira (Ateliê de Ofícios)
Acabamento: Adnajara Novaes