top of page

cau gomez

cau gomez

Salvador, 2024

expografia, identidade visual

Identidade visual e expografia

“A arte e o humor gráfico de de Cau Gomez: 30 anos de Bahia”, exposição com curadoria e produção da Galeria RV Cultura e Arte, apresenta um panorama de três décadas da produção artística do cartunista e ilustrador Cau Gomez. 


Com mais de 100 obras, a exposição apresentada na Caixa Cultural de Salvador teve projeto expográfico desenvolvido pela TANTOcria, assim como a identidade visual e todo o material de divulgação. 


A Identidade Visual adota como mote a diagramação editorial, utilizando tipografias e arranjos gráficos que remetem ao principal meio de difusão desta obra nessas três décadas: os jornais e revistas por onde a obra circulou massivamente em todo o Brasil e internacionalmente. 


A expografia, por sua vez, define uma paleta baseada nas tonalidades e texturas da obra de Cau Gomez, diferenciando as salas expositivas, cada uma com um recorte da vasta obra do artista. O mobiliário é todo executado em OSB, dialogando com a riqueza de texturas das obras, pintadas de preto em suas superfícies, de forma a neutralizá-las cromaticamente e criar um fundo para os trabalhos.  


Cada solução expográfica leva em consideração o conteúdo ao qual deverá dar suporte, dando forma a cavaletes, vitrines, prateleiras e um banco para leitura. As paredes, por sua vez, foram diagramadas de forma a equilibrar visualmente obras, ampliações, textos e outros elementos gráficos, como numa página de jornal ou HQ. A alturas e posições das obras, mobiliários e textos foram pensadas de maneira a possibilitar a fruição por pessoas de diferentes alturas e formas de mobilidade, além da disponibilização de audiodescrição para todos os trabalhos e textos expostos.

criações relacionadas

bottom of page